Este livro, quarto de uma série produzida pelo Programa de Pós- Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, traz a público o esforço de discutir o papel e a importância tanto da psicanálise quanto da pesquisa psicanalítica na universidade. Não se espere, porém, uma única voz. Se os oito textos aqui reunidos confluem no que diz respeito à possibilidade da conjunção psicanálise e pesquisa no que se faz no âmbito universitário, trazem com eles posições singulares e não sujeitas à formação de um corpus de saber coeso e integrado. Ao passo que os quatro primeiros consideram, analisam e propõem conceitos e pressupostos relativos a essa conjunção, os quatro últimos se dedicam a apresentar os resultados e as novas proposições de seus temas de trabalho: fantasia, música, escrita hieroglífica e automatismo mental e delírios passionais. Apostam, assim, na importância de verificar como a Universidade pode contribuir para a diversidade da transmissão do que nasceu da prática clínica de Freud e seus colaboradores e continua a se espraiar pelas formações sociais contemporâneas.