Nos dias atuais o acesso à informação está cada vez mais facilitado e a escola perde cada vez mais o papel central de fornecer esses subsídios, nesse sentido o professor tem o seu papel de transmissor de conteúdo questionado e os esforços são direcionados para a mediação do processo de construção do conhecimento. Os estudantes, cada vez mais conectados e envolvidos em atividades que despertam seu interesse, precisam ser instigados com estratégias didáticas diferenciadas que os levem a querer fazer parte do processo de ensino e aprendizagem e que possibilite uma formação integral, tornando-o um cidadão crítico e ativo no mundo. Esse livro apresenta pesquisas desenvolvidas na área de Ensino de Matemática, com o objetivo de socializa-las e fazer chegar suas ideias e produtos educacionais resultantes aos professores da Educação Básica, para que possam ser reproduzidos e modificados pelos mesmos, sendo utilizados também em suas salas de aula. Em especial, esse livro discute a pesquisa do professor em sala de aula na perspectiva do mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM da Universidade Regional de Blumenau - FURB. São apresentadas quatro dissertações cujo produto educacional é desenvolvido a partir de situações contextualizadas ou com uso de recursos computacionais, com a preocupação de envolver o estudante em uma participação crítica e ativa na construção do conhecimento matemático.