É com grata satisfação que apresentamos ao público a obra Educação Clínica em Direitos Humanos: Experiências da Rede Amazônica de Clínicas de Direitos Humanos, resultado do esforço coletivo dos membros de referida Rede na descrição interpretativa das experiências dos diferentes organismos universitários que se identificam com a proposta metodológica da chamada educação jurídica clínica, especialmente daquela afeita ao campo dos direitos humanos. Embora as clínicas de direitos humanos apresentem perspectivas de trabalho diferenciadas, como o leitor poderá verificar, identificam-se com o propósito comum de buscar caminhos inovadores no âmbito da educação jurídica, sobretudo no que tange a seu eixo de formação prática. As clínicas jurídicas no Brasil trazem um modelo pedagógico que articula de forma promissora os pilares da educação superior nomeadamente, ensino, pesquisa e extensão , conecta as preocupações da graduação com as da pós-graduação, enfrentando os abismos que por vezes as separam, requerendo metodologias participativas que estimulam o protagonismo discente, incentivando o trabalho interdisciplinar, bem como formando profissionais do Direito sensíveis a investigações na seara dos direitos humanos, além de prepará-los para a adoção de uma postura transformadora, consciente e proativa diante de situações de ameaças e violações à dignidade humana.