Em Baudelaire, a dramaturgia apresenta a crônica da vida do primeiro poeta moderno e sua luta para encontrar a consciência radiante de si mesmo. O argumento gira em torno do encontro entre Baudelaire, na hora de sua morte, com o misterioso Mefisto. O que faz ali este representante do seu lado obscuro? Veio buscas a alma do poeta? Veio cobrar um pacto? Permeando as cenas, as personagens dizem trechos de poemas de Baudelaire. Já em Nietzsche no Paraguay, o texto dramatúrgico se desenvolve em tom de farsa, baseado em fato real. Nietzsche recebe alta no Hospício de Yena e parte, supostamente, em busca do grande amor de sua vida, a irmã Elisabeth, que vive no Paraguay. O filósofo viaja como clandestino num antigo galeão e é recebido no Paraguay como uma celebridade. Relaciona-se com ditadores, duques, conspiradores, coquetes, que ainda sofrem as consequências da Guerra da Tríplice Aliança. Entre o real e a fantasia, Nietzsche recebe cartas de Elizabeth, que espera(...)