O estudo da História permite a construção da identidade social de uma pessoa, ou seja, sua inserção em um contexto social. O trabalho desta coleção baseia-se na experiência social do aluno no meio cultural em que está inserido. É a identificação dos vários aspectos da cultura, seja a vivida, seja a aprendida de outros povos e outros tempos, que constrói a percepção da dimensão histórica de ser brasileiro. A coleção segue as orientações dos PCNs. Já no do primeiro volume, propõe-se estudo de conteúdos históricos, com ênfase nas referências temporais e na identificação de transformações e permanências na relação passado-presente. As culturas indígena e afro-brasileira são o grande tema nesta etapa. O repertório prévio dos alunos é o ponto de partida da coleção. Assim, pode-se construir um conhecimento histórico em que eles têm participação ativa. As unidades são abertas com uma sensibilização aos temas que serão desenvolvidos, apoiada por textos de gêneros diversos, fotografias atuais e de época, mapas e outras referências. A partir daí, são propostas questões para que os alunos levantem hipóteses de explicação. O objetivo é chegar até o ponto de uma investigação realizada com base em pesquisas, entrevistas e mesmo na busca de fontes documentais. Ao longo dos diferentes volumes, são desenvolvidos procedimentos de observação, comparação, relação, análise e síntese. Com o amadurecimento cognitivo, esses procedimentos se ampliam e se tornam mais complexos.