Thiago Borges de Aguiar estuda a figura de Jan Hus, tradicionalmente conhecido como reformador religioso da Boêmia do século XV, olhando-o sob a perspectiva da História da Educação. Neste livro, analisa as cartas escritas por Hus, inspirado nas propostas metodológicas de Carlo Ginzburg para a construção da narrativa histórica a partir do estranhamento das fontes, conhecidas como "paradigma indiciário". O autor faz um estudo de como essas cartas, escritas há quase 600 anos, podem ser lidas levando em conta sua historicidade, estrutura retórica, edição e tradução. A partir do relato de Petr de Mlado?ovice, secretário da comitiva de viagem de Hus até Constança, e das edições traduzidas dessas cartas, Aguiar observa a construção, rememoração e recriação do legado educativo deixado por Hus de mártir e mestre defensor da verdade. Esse legado atravessa cinco séculos de história, chegando aos dias de hoje. Um livro que provoca e instiga, ao utilizar cartas medievais como fonte documental, lidas sob a perspectiva de um paradigma indiciário para construir um estudo aprofundado sobre um educador e seu legado.