Este livro apresenta outro olhar para os estudos em aquisição da linguagem da criança: a partir dos trabalhos de Bakhtin e do Círculo, os autores discutem diversas questões sobre o tema. O foco é na linguagem da criança sob o viés dos estudos bakhtinianos. São apresentadas diversas situações de interação verbal entre crianças e adultos e entre crianças, em que se observam, por um lado, a concordância nominal, o uso do porquê e dos pronomes e, por outro lado, as atividades como o jogo, a escrita, a argumentação, a brincadeira e a narrativa. Ao longo da leitura, a obra expõe compreensões sobre a aprendizagem/aquisição de língua estrangeira e bilinguismo, explora a aquisição e o pensamento dialógico através de estudos sobre o discurso humorístico e irônico na linguagem infantil, investiga condutas explicativas e argumentativas produzidas na fala de crianças e, a partir das concepções de linguagem desenvolvidas nos escritos do Círculo de Bakhtin, coloca em foco a produção escrita infantil em contexto escolar. Por fim, esta obra se caracteriza pela reflexão de estudos prático-teóricos, apresenta uma abordagem diferente acerca da aquisição da linguagem (se considerarmos o que está disponível na bibliografia na área, em especial no Brasil) e contribui para o desenvolvimento de outras pesquisas, visto que o campo se revela fértil e ainda está por ser explorado.Este livro apresenta outro olhar para os estudos em aquisição da linguagem da criança: a partir dos trabalhos de Bakhtin e do Círculo, os autores discutem diversas questões sobre o tema. O foco é na linguagem da criança sob o viés dos estudos bakhtinianos. São apresentadas diversas situações de interação verbal entre crianças e adultos e entre crianças, em que se observam, por um lado, a concordância nominal, o uso do porquê e dos pronomes e, por outro lado, as atividades como o jogo, a escrita, a argumentação, a brincadeira e a narrativa. Esta obra se caracteriza pela reflexão de estudos prático-teóricos, apresenta uma abordagem diferente acerca da aquisição da linguagem e contribui para o desenvolvimento de outras pesquisas, visto que o campo se revela fértil e ainda está por ser explorado.Este livro apresenta outro olhar para os estudos em aquisição da linguagem da criança: a partir dos trabalhos de Bakhtin e do Círculo, os autores discutem diversas questões sobre o tema. O foco é na linguagem da criança sob o viés dos estudos bakhtinianos. São apresentadas diversas situações de interação verbal entre crianças e adultos e entre crianças, em que se observam, por um lado, a concordância nominal, o uso do porquê e dos pronomes e, por outro lado, as atividades como o jogo, a escrita, a argumentação, a brincadeira e a narrativa. Esta obra se caracteriza pela reflexão de estudos prático-teóricos, apresenta uma abordagem diferente acerca da aquisição da linguagem e contribui para o desenvolvimento de outras pesquisas, visto que o campo se revela fértil e ainda está por ser explorado.