Interdisciplinaridade é uma nova atitude frente à questão do conhecimento, de abertura para a compreenção de aspectos acultos do ato de aprender. Exige, portanto, uma profunda imersão no trabalho cotidiano, na prática. A metáfora que a subsidia, determina e auxilia na sua efetivação é a do olhar, metáfora essa que se alimenta de uma natureza mítica diversa. Cinco princípios subsidiam uma prática interdisciplinar: cocrência, humildade, espera, desapego e respeito. Alguns atributos são próprios, determinam ou identificam esses princípios. São a afetividade e o amor, que impelem às trocas intersubjetivas, parcerias. A interdisciplinaridade pauta-se por uma ação em movimento. Esse movimento pode ser percebido em sua natureza ambígua, tendo a mudança e a incerteza como pressupostos. Todo projeto interdisciplinar nasce de um locus bem delimitado. Portanto, é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. A contextualização exige uma recuperação de memória em suas diferentes potencialidades. A análise conceitual facilita a compreenção de elementos interpretativos do cotidiano. Para tanto, é necessário compreender-se a linguagem em sua expressão e comunicação; uma linguagem reflexiva, mas sobretudo corporal.