A exposição Observadores Fotógrafos da cena britânica de 1930 até hoje, fruto da parceria entre o SESI-SP e o British Council, foi produzida na Galeria de Arte do SESI-SP com fotos que mostram a sociedade, a cultura, lugares e pessoas da Grã-Bretanha. Foi a primeira exposição realizada no Brasil traçando um perfil da fotografia britânica nos tempos modernos, contando com fotos que compõem o acervo de renomadas galerias, como a National Portrait Gallery e a Tate Gallery, ambas em Londres.O título da mostra inspira-se no projeto Mass Observation, criado em 1937 pelo antropólogo Tom Harrisson, pelo poeta Charles Madge e pelo cineasta Humphrey Jennings. A proposta foi examinar e documentar de forma antropológica como a classe trabalhadora inglesa vivia, por meio de seus hábitos e costumes. No período entre guerras, os criadores do Mass Observation perceberam que havia uma diferença entre o que se conhecia e a vida real das pessoas comuns da Inglaterra. Esse cenário foi uma oportunidade para artistas, antropólogos, sociólogos e artistas trabalharem juntos de forma criativa e desenvolverem a melhor forma de entender o que as pessoas, de fato, estavam fazendo na Grã-Bretanha. O título da mostra inspira-se no projeto Mass Observation, criado em 1937 pelo antropólogo Tom Harrisson, pelo poeta Charles Madge e pelo cineasta Humphrey Jennings. A proposta foi examinar e documentar de forma antropológica como a classe trabalhadora inglesa vivia, por meio de seus hábitos e costumes. No período entre guerras, os criadores do Mass Observation perceberam que havia uma diferença entre o que se conhecia e a vida real das pessoas comuns da Inglaterra. Esse cenário foi uma oportunidade para artistas, antropólogos, sociólogos e artistas trabalharem juntos de forma criativa e desenvolverem a melhor forma de entender o que as pessoas, de fato, estavam fazendo na Grã-Bretanha.