A reflexão que agora partilhamos procura identificar as várias vertentes da avaliação da aprendizagem em ensino clínico de forma a contribuir para uma cada vez maior adequação deste importante segmento da formação aos objectivos definidos pelas escolas. Com a preocupação de apelar a uma aprendizagem significativa, à reflexão e à aprendizagem auto-regulada com recurso aos processos metacognitivos, este livro procura oferecer um contributo para a formação no Curso de Licenciatura em Enfermagem, defendendo processos cooproduzidos com os destinatários, onde a participação, a reflexão conjunta e o reequacionamento dos recursos devem nortear a intervenção. Sustentado num estudo etnográfico em meio escolar, este livro utiliza uma linguagem autêntica e de reprodução da utilizada pelos actores, penetrando nos universos simbólicos e descodificando os comportamentos e atitudes. Procura um conhecimento profundo, assumindo a complexidade como forma de chegar às várias dimensões do objecto de estudo. Foi utilizada uma estratégia multimétodo, que teve início com a observação participante, prosseguiu com entrevistas a professores e questionários a alunos e terminou com um grupo de discussão. Esta estratégia permitiu uma retroverificação e uma recursividade que foram essenciais na análise da informação. Este livro oferece uma reflexão profunda sobre a realidade da avaliação em ensino clínico no Curso de Licenciatura em Enfermagem, fornecendo contributos na procura de alternativas para essa avaliação ANTÓNIO LUÍS R. F. CARVALHO é doutor em Pedagogiapela Universidade de Santiago de Compostela. É mestre em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto, licenciado em Enfermagem e especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Professor-coordenador e presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Enfermagem de D. Ana Guedes, é regente das disciplinas de Psicologia da Educação e de Saúde Infantil, membro da Unidade de Investigação e de vários grupos de trabalho.