Uma preocupação constante nas empresas brasileiras diz respeito ao melhor aproveitamento das experiências de seus funcionários. Através da gestão do conhecimento são desenvolvidas atividades que permitem maior integração entre as pessoas, a redução de custos e a geração de novos negócios. Este livro tem como finalidade estudar o comportamento dos funcionários nos processos relacionados à utilização do conhecimento existente na empresa, na busca do desenvolvimento de produtos e serviços com custos mais baixos, tempo de duração mais curto e qualidade superior. Apresenta um estudo de caso de uma empresa brasileira, o que permite observar que grande parte do conhecimento necessário para o desenvolvimento de novos projetos já está presente na própria empresa, no entanto não está disponível de forma adequada. A gestão do conhecimento não se limita à criação de novos conhecimentos, mas também à organização daqueles existentes. O livro descreve as atividades necessárias para a implantação de um projeto de gestão do conhecimento, sem que grandes investimentos financeiros sejam feitos e aproveitando, o que é mais importante, a participação das pessoas. Os seguintes temas são abordados: · O Novo Cenário Corporativo. · O Conhecimento nas Organizações. · A Infra-Estrutura Tecnológica. · Fatores de Sucessos de um Projeto. · Meios para Criação de Conhecimentos. · Mapeamento dos Profissionais. · Processos de Disseminação e de Compartilhamento. · Políticas Motivacionais e de Incentivos. · Um Sistema de T.I. para Gestão do Conhecimento. · Resultados Alcançados.