O livro Material Dourado, uma abordagem para a inovação na atuação docente lança um novo e necessário olhar sobre a necessidade de oferecer estruturas às reflexões docentes no âmbito das unidades escolares e que proporcionam o desenvolvimento do conhecimento matemático ao ensino, a emancipação e protagonismo dos docentes por meio do feedback, entre: os conhecimentos adquiridos, nas vivências em reflexões sobre as dificuldades das situações inusitadas no ato do ensino e as análises dos benefícios desses conhecimentos conscientes que foram adquiridos, presenciados e confrontados e/ou renovados durante a ação consciente, para desestabelecimento, reestruturação, ressignificação e ampliação dos saberes experienciais dos docentes, indispensáveis ao ensino dessa disciplina nos anos iniciais. A obra discorre sobre tais indispensabilidades sobre um olhar diferencial da equipe gestora, especialmente sobre os formadores de professores, e propõe como elemento instigador a exploração de recursos existentes na unidade escolar; como por exemplo, o Material Dourado, que promove o levantamento das possibilidades eficazes e das contribuições para solucionar os desafios presenciados no ato do ensino; amplia e/ou reestrutura os saberes experienciais; propicia a emancipação e o protagonismo dos docentes por meio do hábito de refletir no individual e no coletivo.