o livro a inserção da cultura afro-brasileira na educação básica: leituras literárias, ao propor diálogos dos pressupostos legais com as práticas pedagógicas a partir de textos literários, desencadeia possibilidades de reconstrução do papel do negro na sociedade brasileira e a desconstrução do discurso ideológico excludente tão presente em nosso cotidiano. as alternativas metodológicas apresentam os mais variados gêneros, tais como romances, poesias, crônicas, filmes, documentários, contos de fadas, viabilizando, de forma integradora, a análise crítica e reflexiva de nossa cultura afro-brasileira. dra. silvana rodrigues quintilhano o livro “a inserção da cultura afro-brasileira na educação básica: leituras literárias” é indicado para aqueles que buscam sempre novos olhares sobre a literatura e para aqueles que desejam desenvolver em sala de aula metodologias diferenciadas para o estudo da temática da cultura afro-brasileira, a partir do estudo do texto literário. ler os textos que compõem este livro é viver novas experiências de leitura. é perceber as diferenças como fundamentais para a constituição do ser humano. dra. rosimeiri darc cardoso