Neste livro, dois especialistas da Unicamp e da USP ampliam a compreensão do ensino da língua escrita. É possível alfabetizar sem retornar à cultura cartilhesca? Qual o papel da afetividade na alfabetização? Como sistematizar o trabalho pedagógico em salaAmpliar a compreensão da natureza complexa e multifacetada dos processos de alfabetização e letramento de crianças, jovens e adultos na contemporaneidade é o maior objetivo desta obra. Somado aos alarmantes índices de analfabetismo e baixo letramento característicos da realidade brasileira, tal objetivo é especialmente oportuno para os educadores que, empenhados em lidar com as dificuldades de seus alunos ou com os limites das tradicionais práticas de ensino, buscam alternativas para a construção de uma escola de qualidade. Os autores estabelecem um diálogo em que conceitos, princípios pedagógicos e práticas es colares são apresentados e analisados com profundidade, fazendo emergir questões polêmicas da maior relevância para os educadores - especialmente aqueles que ensinam a ler e a escrever. Entre pontos e contrapontos, e vislumbrando a erradicação do analfabetismo no Brasil, a obra aponta novos caminhos para os processos de alfabetização e letramento.