De algum modo as narrativas de vida e formação dos/as autores/as deste livro estão perpassadas, em maior ou menor grau, seja na perspectiva vivencial, profissional, conjuntural ou epistemológica, por histórias e vivências associadas à Educação de Jovens e Adultos. Contudo, Não digam nunca que isso é natural. Pelo contrário, acreditamos que esse foi/é o discurso e a prática utilizados no processo de colonização territorial, econômico e intelectual daqueles/as que foram desprovidos/as de direitos básicos à existência humana, a saber, a educação. Nesse sentido, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Narrativas (auto)biográficas e trajetórias de formação docente no Semiárido, se propõe a narrar nossas trajetórias vivenciais e profissionais, por acreditarmos numa educação emancipadora, capaz de suscitar o pensamento crítico, mobilizando homens e mulheres à reflexão sobre as distintas realidades, provocando-os/as ao diálogo sobre seus problemas e dificuldades, mas, acima de tudo, possibilitando que os/as mesmos/as possam explicitar o que pensam e sentem enquanto sujeitos de suas próprias histórias: essa é a nossa utopia. Acreditamos que ao sistematizar nossas experiências, transformando-as em escritas narrativas e, portanto, conhecimento epistêmico vivencial publicados em formato de artigo/livro, estamos contribuindo para difusão dos saberes de um povo que foi e ainda vem sendo excluído do direito de escrever suas próprias histórias, consideradas não importantes ao fazer científico.