Neste livro encontram-se importantes indicações práticas sobre o tema da construção de projectos de intervenção social, em torno do qual se desenvolvem princípios que vão desde a elaboração de diagnósticos à aplicação e avaliação dos projectos, passando pela sua planificação. Segue-se uma multifacetada apresentação de casos práticos, que cobrem problemáticas actualmente tão sensíveis como a participação da mulher na vida da sociedade, a terceira idade e as suas instituições de acolhimento, a situação dos pais nas comunidades educativas e, inclusive, a própria organização dos trabalhadores sociais. Por outro lado, verifica-se sempre uma harmoniosa conjugação da transposição didáctica do quotidiano e do vivido, que caracterizam a espontaneidade dos acontecimentos e sentidos da experiência profissional, com uma rigorosa categorização das noções envolvidas e um exigente esclarecimento dos conceitos pressupostos. A linguagem utilizada - muito directa e nada rebuscada - alia-se a um esforço contínuo de sistematização que vai permitindo ao leitor operar sínteses e controlar as suas aquisições em termos de conhecimentos e de destrezas.