O primeiro volume abre com um prefácio de Luciana Saddi, em que se discutem os desdobramentos psicanalíticos e a importância das narrativas selecionadas para a psicanálise: “Arria Marcella” (1852), de Théophile Gautier; “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch e “Estátua de neve”, de Maria Bormann (1890).\nEm “Arria Marcella”, a intriga se passa durante o frisson sobre os escavamentos na região de Pompéia. O protagonista Octavien, romântico e sonhador por natureza, se desvia de seus colegas e, numa espécie de delírio, a paisagem começa a mudar e ele se encontra na Pompéia às vésperas da erupção do Vesúvio. No conto seguinte, “Os mortos são insaciáveis” (1875), de Leopold von Sacher-Masoch, o corpo de pedra de uma mulher leva um simpático rapaz à perdição. Em uma reunião familiar, ele fica intrigado com a história de certa estátua que costuma ganhar vida em um castelo da região, e decide procurá-la.