É possível ensinar o erotismo? Se sim, quais os agentes atuais desse ensino? Qual o lugar da mídia na formatação das atuais maneiras de amar e se relacionar? Na tentativa de responder a estas e outras perguntas é que este livro foi escrito. A partir da interlocução entre a Psicanálise e a Análise do Discurso, esta obra pretende discutir os efeitos visados das narrativas eróticas na formação de subjetividades e no forjar da sensibilidade moderna e contemporânea, sempre no intuito de melhor compreender as vicissitudes do discurso erótico-amo­roso. De modo mais específico, intencionamos investigar uma dimensão do erótico como um discurso capaz de causar efeitos variados no espectador, no intento de se verificar como as fantasias do desejo tornam-se reféns de modelos da indústria cultural e do individualismo de massas hoje. Trata-se de uma contribuição para o estudo sobre o tema no âmbito das diversas ciências que discutem como determinadas formas de narrativas causam um efeito de massa e são capazes de estabelecer subjetividades ancoradas em um determinado tempo e espaço, a partir da oferta de imagens idealizadas com as quais o sujeito possa se identificar.