O teatro brasileiro sempre teve na dramaturgia musical uma de suas vertentes mais poderosas. O humor popular, caracterizado por personagens simples e uma visão ácida dos costumes fez o sucesso retumbante de autores como Artur Azevedo, ainda no século XIX. Seguiram-se a fase áurea dos cassinos, as comédias musicais da Atlântida até hoje, mais de cem anos depois, a cena brasileira experimenta novamente a supremacia dos musicais. E com ela, nasce também uma dramaturgia nossa: brasileira e antropofágica no sentido mas Oswaldiano do termo. Este volume reúne três textos teatrais de grande êxito em suas montagens. Em MPB-Musical Popular Brasileiro, os bastidores da montagem a jato de um espetáculo por um experiente diretor, um produtor desesperado e uma estrela sedutora dão a oportunidade para uma viagem pela cena musical recente. Ataulfo Alves, o Bom Crioulo resgata a vida e a obra do cantor e compositor mineiro, consagrado por clássicos como "Ah, que saudade da Amélia" e "Pois É". Já Bixiga - Um musical na contramão conta a história do querido bairro paulistano pelo viés dos versos e melodias, numa viagem pelas praças, cortiços e cantinas.