'Lingua(gem), texto, discurso' traz a público um amplo painel das possibilidades e contribuições teóricas e aplicadas dos estudos sobre o discurso. Trata-se do primeiro volume da obra sobre assunto que vem crescentemente atraindo o interesse de lingüistas, educadores, especialistas em comunicação e demais profissionais interessados em linguagem e discurso. A obra possui três vertentes que se complementam. A primeira parte aborda preocupações mais teóricas e temas como a paródia; a construção do sentido; os gêneros transgressivos; a conceituação de texto, hipertexto e contexto; o enfoque da linguagem como espaço de apreensão do mundo; as estratégias de organização do discurso. Já a segunda linha crítica enfoca textos sobre livros didáticos; as funções do texto em sala de aula; o ensino da Língua Portuguesa na instituição escolar brasileira nos primeiros anos da República. E, por último, os artigos voltados para a análise do discurso especificamente na sala de aula; as redações de vestibulandos, sua capacidade de produzir textos e os estereótipos presentes em sua produção escrita; a competência de articulação dos constituintes discursivos; o comportamento enunciativo de professores e discentes em sala de aula.