Apresenta a fundamentação teórico-conceitual da avaliação assistida e alguns procedimentos de avaliação, usando situações de resolução de problemas. Parte I – Avaliação cognitiva assistida: fundamentos teórico-conceituais e contribuições; Parte II – Avaliação cognitiva assistida: procedimentos de avaliação; Capítulos: 1. Jogo de perguntas de busca com figuras geométricas (PBFG); 2. Jogo de perguntas de busca com figuras geométricas para crianças com deficiência visual (PBFG-DV); 3. Jogo de perguntas de busca com figuras diversas (PBFD); 4. Indicadores de desempenho cognitivo na resolução dos problemas de pergunta de busca – tipos de perguntas e de soluções; Parte III – Avaliação assistida: resultados de pesquisas brasileiras; 5. Avaliação assistida de crianças com indicações de dificuldades de aprendizagem escolar e deficiência mental leve; 6. Avaliação assistida em situação de resolução de problemas na predição do desempenho escolar de crianças de primeira série do primeiro grau; 7. Aspectos cognitivos e comportamentais na média menicie de crianças nascidas pré-termo com muito baixo peso; 8. Avaliação assistida de habilidades cognitivas de crianças com deficiência visual por jogo de perguntas de busca com figuras geométricas em crianças com deficiência visual (PBFG-DV); 9. Indicadores de potencial de aprendizagem obtidos por meio da avaliação assistida; 10. Avaliação cognitiva assistida em crianças com queixas de dificuldades escolares – uma proposta de avaliação; Parte IV – Estudos de caso utilizando avaliação assistida com jogos de pergunta de busca.