A obra foi elaborada tendo como base pesquisas com educadores de escolas particulares e públicas, de Ensino Fundamental e Médio de várias regiões do Brasil, sobre as dificuldades da aprendizagem da Gramática e insere-se no contexto contemporâneo de Educação. Fundamenta-se em contribuições da Linguística aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, direcionando o trabalho para a formação de um indivíduo capaz de exercitar, de maneira eficaz, a cidadania por meio do uso funcional da língua materna. As situações de aprendizagem favorecem o trabalho pedagógico, estimulando os alunos a pensar, refletir e apropriar-se dos conteúdos. De uma forma contextualizada, as atividades propostas permitem a aplicação dos conceitos construídos, em textos pertinentes ao universo atual, abordando as variedades linguísticas e a linguagem formal. O trabalho não é tradicional (definição + exemplos + exercícios de treino). Trabalha a reflexão, construção dos conceitos, organiza o conteúdo para o aluno consultar com autonomia, e apresenta atividades contextualizadas em textos diversifica- dos. O conteúdo é bem dosado: as atividades propostas são variadas e refletem o equilíbrio entre usos e reflexões sobre a língua. O livro utiliza elementos gráficos que despertam a atenção dos alunos e valorizam atividades em grupo, a troca de ideias e o debate em sala de aula. O livro apresenta, ainda, seleção adequada de conteúdos, acesso a textos produzidos por escritores reconhecidos nacional e internacionalmente que utilizam uma linguagem clara, direta, objetiva, facilitando a compreensão dos alunos. Está formulado para construir e consolidar o aprendizado da Língua Portuguesa, levando os estudantes a pensar, formular hipóteses, descobrir o mundo letrado, expressar pensamentos e ideias, interpretando informações de diferentes áreas do conhecimento.