O AVESSO DO ESPELHO: (RE)VELAÇÕES SOBRE O SABER-FAZER DO COORDENADOR PEDAGÓGICO é uma a obra que esta ancorada em cinco palavras-chave: mediação, forma-ação, escuta, co-ordena e (im)possibilidade. Se apresenta como uma pesquisa que pretendeu não apenas apreender as representações sociais do professor sobre o saber-fazer do coordenador pedagógico, mas perceber em que lugar e posição estas representações estão ancoradas, de que modo são comunicadas, e consequentemente, como mediam à implicação escrita e inscrita no saber-fazer do coordenador pedagógico, sujeito que ao mesmo tempo se distancia e se aproxima do seu savoir-faire. O livro contribui para a reflexão contemporânea sobre o saber-fazer do coordenador pedagógico, a construção da sua identidade profissional e, principalmente, a formação de professores. A autora, com experiência na área da coordenação, escutou as representações sociais de professores das séries finais do Ensino Fundamental, para conhecer como estes profissionais concebem o coordenador pedagógico e o seu saber-fazer. As descobertas surpreendem ao revelar o quanto os professores valorizam e reconhecem a função deste profissional para os processos relacionados ao currículo, às práticas docentes e à avaliação. Por outro lado, revela um olhar ainda frágil sobre formação continuada no ambiente escolar, que, embora seja concebida como importante, acontece de maneira pontual e dicotomizada. Por esse motivo, a autora procura apontar caminhos para uma formação mais referenciada nas necessidades e habilidades do adulto que aprende, levando em conta suas subjetividades.