A aula é um tempo e um espaço só do professor? Qual o papel do docente universitário na atualidade? Como realizar o desenvolvimento das aulas em interação com ambientes profissionais? Como construir o conhecimento interdisciplinar no ensino superior? A ênfase nas aulas deverá recair sobre o ensino ou sobre o processo de aprendizagem? Como compreender a postura e o relacionamento do professor do ensino superior com seus alunos? Como fica o uso das tecnologias de informação e de comunicação nas aulas universitárias? A luta que se vem travando para elevar o nível de qualidade do ensino de graduação passa pela discussão dessas questões e de outras semelhantes, que procurem rever o papel, o significado e as práticas pedagógicas nas aulas universitárias. Exige que nossos alunos aprendam a reconstruir o conhecimento, a descobrir um significado pessoal e próprio para o que estão aprendendo, a relacionar novas informações com o conhecimento que já possuem, com as novas exigências do exercício de sua profissão e com as necessidades atuais da sociedade em que vão trabalhar. Os capítulos deste livro trazem ideias, colaborações, sugestões e práticas pedagógicas de muitos profissionais da docência que, num primeiro momento, se sentiram "picados" pela descoberta da dimensão educacional na docência do ensino superior e, na sequência, com coragem e ousadia transformaram suas aulas convencionais em "aulas vivas", que contribuíram para melhorar a qualidade do ensino nos cursos de graduação. Conhecer e discutir essas "ousadias", dialogar sobre nossas aulas como espaço e tempo de formação de nossos profissionais, rever a docência concretamente na sala de aula ou, como nós chamamos, "na hora da verdade", é o objetivo primeiro deste livro.