Demoramos mais de trezentos anos para começar a formar nossos professores e desse período até hoje nunca houve uma linearidade de ações voltadas para essa questão. Vivenciamos várias rupturas políticas, enormes pausas, preocupações nem sempre relevantes para a formação do professor, desperdícios de recursos financeiros. De fato, a educação não foi prioridade dos governantes brasileiros. Ainda há muito que fazer e discutir. Nesse sentido, este livro é uma contribuição de grande valor. A presente obra representa o esforço de reunir e socializar algumas idéias que o autor vem discutindo, há algum tempo, com alunos de licenciatura e professores de cursos de formação continuada, bem como dados de pesquisa a respeito da formação continuada e da prática de professores da educação básica, coletados em função do trabalho desenvolvido pelo autor em seu doutorado em educação. Aborda a relação entre a formação continuada e a mudança de prática do professor em sala de aula. Para tanto, foi considerada a necessidade de discutir, primeiramente, alguns assuntos atuais, que estão presentes tanto no contexto do trabalho do professor, como nas discussões dos cursos de formação; como a relação entre a teoria e a prática, a questão das competências, o ?professor reflexivo?, o papel da escola na sociedade informatizada, a atuação do professor no processo de escolarização do aluno. Temáticas que são abordadas no sentido de consubstanciar a discussão, isto é, com o intuito de esclarecer alguns conceitos, bem como apresentar algumas interpretações a respeito de contribuições teóricas da atualidade sobre a educação e a formação docente.