Quem é que nunca enfrentou uma situação difícil no ambiente de trabalho? Interesses, objetivos e prioridades diferentes, recursos limitados, lutas por poder, problemas de comunicação, percepções e compreensões errôneas, confronto de personalidade, enfim, motivos não faltam. Para lidar com tudo isso, a americana Gini Graham Scott criou um modelo de resolução de conflitos baseado na emoção, razão e intuição. O seu livro, "Trabalhe Comigo", recém lançado no Brasil pela editora Landscape, ensina como colocar em prática essa fórmula. ERI Emoção-Razão-Intuição é o nome da fórmula que promete resolver os conflitos mais comuns dentro do ambiente de trabalho. Criada pela americana Gini Graham Scott, ajuda a vencer as barreiras emocionais na hora de resolver problemas, superar equívocos comuns de comunicação, reconhecer os fatores organizacionais e políticos que podem gerar atrito, identificar interesses, necessidades e desejos individuais que levam a situações de brigas, lidar com pessoas difíceis, e adotar estilos de negociação diferenciados para resolver problemas. O livro "Trabalhe Comigo" apresenta um novo modelo para ajudar a criar um ambiente de trabalho mais satisfatório. "Não importa se você é empresário, gerente, supervisor ou outro tipo de funcionário; você pode usar as técnicas para lidar com todos os tipos de conflito entre indivíduos e dentro de grupos", explica a autora. Divididos em três níveis, o método ensina a lidar com a parte emocional do conflito e ajuda a avaliar os fatores que contribuem para isso. Assim, fica mais fácil determinar as melhores estratégias para a solução, extraindo-as da razão e da intuição. Logo no primeiro capítulo, "Preparando-se para lidar com situações difíceis", a autora traz casos práticos e os analisa, comparando pontos positivos e negativos. É o capítulo que apresenta a visão geral do modelo ERI. Os dois capítulos seguintes discutem barreiras emocionais e problemas de comunicação. Os quatro capítulos da parte dois ajudam a utilizar a razão para avaliar situações difíceis. O quarto capítulo mostra como notar os fatores organizacionais e políticos que podem ser causadores das dificuldades e também como reconhecer interesses, desejos e necessidades individuais e levá-los em consideração na busca dos objetivos. O capítulo cinco é um resumo das formas de lidar com pessoas difíceis, e o sexto sugere comportamentos diferenciados para cada situação de estresse. Neste, são elencados cinco modelos típicos - Competição, Fuga, Acomodação, Colaboração, Acordo - e em quais situações cada um deles deve ser aplicado. No sétimo capítulo , Gina ensina as habilidades para negociar, abordando os passos de uma negociação bem-sucedida, as regras fundamentais que devem ser estabelecidas e ainda as diretrizes para entender as posições e os interesses da outra parte. Os dois capítulos da parte três se concentram na utilização da intuição, sozinha e em conjunto com a razão. O oitavo capítulo discute brainstorming (geração de idéias), uma técnica que pode ser usada para desenvolver alternativas. O capítulo nove oferece um guia para visualização de idéias e possibilidades e self-talk, ou autoconversa (usado para desenvolver idéias e fazer escolhas). Essas técnicas têm uma variedade de aplicações que vão desde a geração de novos conceitos e o aperfeiçoamento da administração de projetos, até a promoção do desenvolvimento pessoal e relacionamentos mais harmoniosos. O livro possui quadros, figuras e planilhas para facilitar o entendimento.