A obra trata dos fundamentos das políticas de formação para a Psicologia e o tipo de formação que é ofertada, além de suas implicações para a atuação desse profissional. O objetivo é avaliar a proposta de política educacional no país para os cursos de psicologia em vigor desde 2004, verificando em que condição foi produzida, inclusive como se deu a participação e elaboração de tal documento e entender quais são os subsídios teóricos e práticos encontrados pelos egressos de Psicologia durante sua formação e se estes fundamentos estão em condição de adequarem-se à realidade profissional encontrada, bem como avaliar se sua formação acadêmica é responsável pelo distanciamento de tais aspectos de sua formação e de sua atuação profissional, a partir dos documentos legais balizadores para essa área de formação que ajudaram a nortear esse estudo. O objetivo geral do estudo foi fornecer subsídios por meio de Diretrizes para adoção de políticas de formação em Psicologia tendo em vista a melhoria da formação ofertada. Como objetivos específicos encontram-se: 1) Expor os fundamentos das políticas de formação para a Psicologia; 2) Avaliar a proposta de política educacional no país para os cursos de psicologia em vigor desde 2004, verificando em que condição foi produzida, inclusive como se deu a participação e elaboração de tal documento; 3) Verificar se a formação decorrente de tal proposta é considerada crítica para capacitar o graduado em psicologia a bem perceber a realidade em que está inserido e a nela pretender influir e 4) Verificar como se dá a articulação entre teoria e prática e em que medida influencia o caráter crítico da formação em Psicologia.