Qualidade da educação é um conceito complexo, mas o segredo da sua alquimia está reconhecidamente na qualidade e qualidades dos educadores As profissões da educação têm, contudo, um problema de identidade profissional Os atributos constituintes da identidade de uma profissão configuram a sua distinção profissional ou profissionalidade, cujas coordenadas são os saberes de que a profissão dispõe e os valores que os seus profissionais devem cultivar Esses valores são proclamados e operacionalizados na sua Deontologia ou Ética Profissional No campo da educação, todavia, não há textos deontológicos, na maioria dos países Se nenhuma profissão, em sentido pleno, deve limitar o seu ideal profissional à sua dimensão científico-técnica, funcional e instrumental, negligenciando a sua dimensão deontológica, muito menos as profissões da educação, que podem ser consideradas como as mais éticas das profissões O que está em jogo na educação é demasiado humano para ser confiado ao empirismo e subjectividade da moral individual Após a adopção de normas deontológicas, a sua efectividade deve começar pela introdução do seu estudo na formação profissional Aprender uma Deontologia é adquirir e desenvolver a capacidade de pensar, decidir, agir e reagir profissionalmente, isto é, à luz dos valores fundamentais da profissão Depois, importa que a sua observância seja supervisionada por um órgão de auto-regulação profissional adequado, no interesse dos educandos, no interesse público e no interesse dos profissionais da educação