Este volume busca suprir uma demanda dos professores de literatura do Ensino Médio por discussões metodológicas e práticas de sala de aula. Entre os desafios enfrentados pelo docente, hoje, está um frágil conhecimento sobre a especificidade do texto literário. Essa lacuna de formação tende a recair sobre uma prática docente equivocada, transformada em atividade meramente recreativa na escola. O livro problematiza as particularidades do objeto literário e do prazer estético para um efetivo ensino de literatura que considere as novas tecnologias, a biblioteca pública, o livro didático, as diretrizes dos documentos oficiais, os gêneros literários, as culturas africanas e indígenas e a relação entre literatura e outras artes.Este volume busca suprir uma demanda dos professores de literatura do Ensino Médio por discussões metodológicas e práticas de sala de aula. Entre os desafios enfrentados pelo docente, hoje, está um frágil conhecimento sobre a especificidade do texto literário. Essa lacuna de formação tende a recair sobre uma prática docente equivocada, transformada em atividade meramente recreativa na escola. O livro problematiza as particularidades do objeto literário e do prazer estético para um efetivo ensino de literatura que considere as novas tecnologias, a biblioteca pública, o livro didático, as diretrizes dos documentos oficiais, os gêneros literários, as culturas africanas e indígenas e a relação entre literatura e outras artes.