Pedro Figari: nostalgias africanasacompanha a exposição de mesmo nome e também faz referência a uma pintura de Pedro Figari (1861-1938), grande representante da modernidade latino-americana. Trata-se da mais ampla exposição organizada sobre a obra do artista em mais de três décadas, que apresenta um recorte inédito de sua obra. Com foco nas representações afro-uruguaias, este catálogo reproduz as 63 obras exibidas. A seleção de pinturas inclui uma profusão de cenas do cotidiano, conferindo dignidade e complexidade às populações afro-uruguaias: há grupos que dançam candombes e bailongos, convivem nos pátios das moradias coletivas ou realizam cerimônias fúnebres tradicionais. A exposição é organizada pelo MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em parceria com o Museo Nacional de Artes Visuales e o Museo Figari, de Montevidéu. Com edições em português, inglês e espanhol, este catálogo apresenta textos dos dois curadores da mostra - Mariana Leme e Pablo Thiago [...]Pedro Figari: nostalgias africanasacompanha a exposição de mesmo nome e também faz referência a uma pintura de Pedro Figari (1861-1938), grande representante da modernidade latino-americana. Trata-se da mais ampla exposição organizada sobre a obra do artista em mais de três décadas, que apresenta um recorte inédito de sua obra. Com foco nas representações afro-uruguaias, este catálogo reproduz as 63 obras exibidas. A seleção de pinturas inclui uma profusão de cenas do cotidiano, conferindo dignidade e complexidade às populações afro-uruguaias: há grupos que dançam candombes e bailongos, convivem nos pátios das moradias coletivas ou realizam cerimônias fúnebres tradicionais. A exposição é organizada pelo MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em parceria com o Museo Nacional de Artes Visuales e o Museo Figari, de Montevidéu. Com edições em português, inglês e espanhol, este catálogo apresenta textos dos dois curadores da mostra - Mariana Leme e Pablo Thiago Rocca -, além de ensaios inéditos de Jean-Arsène Yao, Olga Picún, Patricia M. Artundo e Yamandú Acosta, e uma nota biográfica de Camila B. Ruskowski.