O teatro de Dionisio Neto é conhecido por propor uma coabitação de linguagens distintas, explorando as fronteiras que transcendem o caminho entre a tragédia, o drama e a comédia. Trata-se de um artista em contínua e constante renovação que necessita, entre outras coisas, de uma linguagem nova que lhe sirva para comunicar-se tanto funcional quanto artisticamente. O segundo volume de suas peças pela Editora Benfazeja abrange os seguintes textos: Opus Profundum, Mark Chapman, O dia mais feliz da sua vida, Camaleões dourados do paraíso e Nelson Rodrigues, meu amor, meu amor, meu amor! e o mais recente Oppenheimer Blue – sobre o amor e outros vírus sem cura. Com mais esse livro, o leitor tem à disposição grande parte da dramaturgia do autor e, por meio dela, pode entrar em contato com segmentos da realidade aos quais dificilmente acederia com a percepção tomada pelo racionalismo, os preconceitos e mesmo a ignorância. Estamos falando de peças escritas por um autor que converteu a dramaturgia num campo onde de fino trabalha-se uma multiplicidade de sentidos metafóricos, que faz o fenômeno da comunicação explodir numa infinidade de direções.Dionisio Neto, como dramaturgo, provém do próprio tronco da grande dramaturgia precedente. Do íntimo ao extraordinário, seu teatro afirma-se pelo dinamismo e pela diversidade, sem apostar de maneira exclusiva nos signos alheios ao gênero, nem ser a supérflua expressão de um criador ansioso por mudar o que está fora de si. Como se fosse possível trazer algo novo sem trabalhar nas entranhas da própria alma, recônditos que são o reflexo da alma universal.