Este livro nasceu da observação em sala de aula, da dificuldade de leitura dos alunos (ensino fundamental e médio) diante dos textos imagéticos nos livros didáticos de Língua Portuguesa. O estudo investiga a presença da imagem como forma de linguagem compósita de signos ideológicos, a partir da perspectiva das Políticas Públicas em Educação no Brasil, apresentando importantes contribuições para a sociedade educacional brasileira, no sentido de entender como as imagens nos livros didáticos contribuem (ou não) para consolidar a legislação normatizada por meio da LDB/PCNs/PNLD. A questão norteadora da pesquisa é: a quem servem essas Políticas Públicas? Essa preocupação com o uso das imagens nos livros didáticos por parte dos PCNs/LDB e do PNLD está a serviço da qualidade no processo ensino-aprendizagem da Educação brasileira? Ou é intrínseca aos aspectos capitalistas e mercadológicos atuais, por intermédio de uma política liberal? Aqui se revelam a importância e as formas de aplicação e uso da imagem no ensino de Língua Portuguesa no livro didático, tendo em vista a efetivação da legislação das Políticas Públicas Educacionais.