A coleção História do Português Brasileiro é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico. Os capítulos que compõem este volume dedicam-se a estudos de mudança sintática em fenômenos linguísticos do português brasileiro, dentro da perspectiva gerativa da Teoria dos Princípios e Parâmetros. Esses estudos, baseando-se em corpus de textos produzidos em várias regiões do Brasil nos séculos XIX e XX, analisam diacronicamente o sujeito nulo, sentenças possessivas e existenciais, a sintaxe dos pronomes pessoais clíticos, o objeto nulo, o objeto indireto, a ordem do sujeito em construções declarativas, construções com "se" e estruturas de focalização. Este livro expressa, assim, a consolidação de um paradigma de pesquisa da Sintaxe Diacrônica e se constitui numa obra de referência ao apresentar grandes avanços na área e apontar, ao mesmo tempo, caminhos a serem seguidos pelos estudiosos daqui em diante.A coleção "História do Português Brasileiro" é o resultado de vinte anos de pesquisas realizadas pelos mais importantes linguistas de nosso país, associados ao Projeto para a História do Português Brasileiro. Com esta coleção, nossa língua passa a ser amplamente historiada em seus sistemas gramatical, lexical, semântico e textual, estudados a partir de dados constantes de um amplo corpus diacrônico, editado com rigor filológico. Os capítulos que compõem este volume dedicam-se a estudos de mudança sintática em fenômenos linguísticos do português brasileiro, dentro da perspectiva gerativa da Teoria dos Princípios e Parâmetros. (...) Este livro expressa, assim, a consolidação de um paradigma de pesquisa da Sintaxe Diacrônica e se constitui numa obra de referência ao apresentar grandes avanços na área e apontar, ao mesmo tempo, caminhos a serem seguidos pelos estudiosos daqui em diante.