Nas sociedades radicalmente modernas, mudanças sociais aceleradas - sobretudo o espantoso avanço das tecnologias da informação e comunicação - vêm provocando, se não mudanças profundas, pelo menos desequilíbrios estruturais no campo da educação. Tais mudanças exigem transformações nos sistemas educacionais que se veem confrontados com novas funções e novos desafios. O papel da educação transforma-se, e suas estratégias modificam-se para atender às novas demandas educativas da sociedade do saber ou da informação. Este ensaio sobre educação a distância pretende trazer ao leitor brasileiro algumas das principais questões ligadas à crise atual da educação, especialmente aquelas relacionadas à inovação educacional e às novas tecnologias. Espera-se com ele trazer uma modesta colaboração para o debate sobre o ensino a distância e suas possíveis contribuições, numa perspectiva de aprendizagem aberta e educação ao longo da vida, na qual o uso dos mais avançados instrumentos técnicos torne possível e estimule um processo de aprendizagem autônomo voltado para a emancipação do aprendente do terceiro milênio.