A Educação Infantil ainda precisa consolidar sua atuação de modo a atender a todas as proposições e princípios já elencados, tendo em vista que os municípios, responsáveis diretamente pela implantação e manutenção desta etapa educacional, lidam com muitas dificuldades para ofertar espaços de qualidade, com profissionais preparados para atuar junto às crianças. No propósito de participar das análises destas dificuldades, a publicação reúne diferentes textos e aborda uma variedade de temas que podem contribuir para reflexões e críticas sobre a Educação Infantil. Como alguns trabalhos envolvem a contribuição de crianças como informantes das pesquisas, iniciamos o livro com dois capítulos que apresentam questões e desafios enfrentados pelas pesquisas que contam com as crianças como colaboradoras das investigações. No curso da história, diferentes ciências estudavam as crianças e suas infâncias a partir de um olhar adulto. Por conseguinte, contar com a participação de crianças nas pesquisas tem trazido contribuições e nos confrontado com novos desafios. Os estudos que trazemos nesta publicação descrevem os resultados alcançados, os entraves e as dificuldades presentes em suas realizações, bem como apresentam reflexões sobre os cuidados e a postura do pesquisador no processo de interlocução com as crianças, no intuito de destacar aspectos que podem estar permeando o papel do pesquisador nesses trabalhos científicos, e a possibilidade de ampliar o debate sobre ética nas pesquisas com crianças.