As funções executivas são processos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional infantil, sendo consideradas habilidades essenciais para a aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Investir no incremento das funções executivas na infância torna-se uma ação preventiva cada vez mais adotada em programas de intervenção para crianças em idade escolar. Desse modo, o CENA, através de um programa específico de capacitação de educadores para estimulação das funções executivas em crianças no Ensino Fundamental, contempla uma etapa de psicoeducação para educadores sobre neuropsicologia e sua aplicabilidade no âmbito escolar, assim como apresenta estratégias que podem ser adotadas em sala de aula para estimulação das funções executivas e funções cognitivas relacionadas, como atenção concentrada, memórias e linguagem. O CENA, juntamente com o PENcE Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: ênfase nas funções executivas, integra [...]As funções executivas são processos fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional infantil, sendo consideradas habilidades essenciais para a aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática. Investir no incremento das funções executivas na infância torna-se uma ação preventiva cada vez mais adotada em programas de intervenção para crianças em idade escolar. Desse modo, o CENA, através de um programa específico de capacitação de educadores para estimulação das funções executivas em crianças no Ensino Fundamental, contempla uma etapa de psicoeducação para educadores sobre neuropsicologia e sua aplicabilidade no âmbito escolar, assim como apresenta estratégias que podem ser adotadas em sala de aula para estimulação das funções executivas e funções cognitivas relacionadas, como atenção concentrada, memórias e linguagem. O CENA, juntamente com o PENcE Programa de Estimulação Neuropsicológica da Cognição em Escolares: ênfase nas funções executivas, integra [....]