Esta obra caracteriza-se pela busca de possibilidades de caminhos a serem trilhados para subsidiar os processos de intervenção no cotidiano escolar, contribuindo para o debate e a formação de professores no que diz respeito aos temas afeitos à área da Educação e Linguagem. Uma caixa que conta histórias, a linguagem do brincar, uma avalanche de tecnologias digitais que afetam os modos de ler juvenis, os desafios da alfabetização no espaço prisional e em áreas de reforma agrária. Esses e outros temas são tratados neste livro, fruto de reflexão coletiva realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Os estudos orientam-se pelo enlace entre as áreas de Educação e Linguagem e têm como ponto de partida a análise de um elenco de experiências e práticas de leitura e escrita de crianças, jovens e adultos em diferentes suportes, cenários e situações de aprendizado que evidenciam a pluralidade cultural responsável pela construção de saberes nos espaços escolares e extraescolares.