O livro objetiva a verificação de possíveis lacunas nos cursos de Ciências Contábeis oferecidos por Instituições de Ensino Superior à adequada formação profissional da área, na visão de uma universidade corporativa. Isso porque em quase todos os eventos profissionais, como seminários e atividades de entidades de classe, há discussão sobre a qualidade do profissional brasileiro, mais especificamente os recém-formados no Curso de Ciências Contábeis. A razão para a inclusão do tópico qualidade do ensino contábil nesses eventos se deve à preocupação crescente de executivos, representantes do mercado, órgãos reguladores, entidades de classe, no que se refere aos desafios estabelecidos aos contadores ou aos formandos de Ciências Contábeis. Torna-se necessário compreender que a educação superior no país deve propiciar uma formação comprometida com as necessidades do mercado, capaz de promover o exercício do pensamento científico e crítico num processo mais amplo de construção de conhecimento. Para tanto, foi realizado um estudo de caso que, em primeira instância, desenvolveu- se na empresa Ernst & Young e sua Universidade Corporativa, por meio de entrevista com o Diretor Executivo da referida Universidade, tendo como base o seu próprio processo de recrutamento. Em segunda instância deu-se a realização de entrevistas com dois coordenadores de curso de Ciências Contábeis com a intenção de melhor compreender a organização curricular das disciplinas e suas carências e, em terceira instância, foram analisados: o documento elaborado por dois renomados pesquisadores sobre a busca da qualidade no ensino superior de Contabilidade e o Relatório sobre a Observância de Normas e Códigos, emitido pelo Departamento de Gerenciamento Financeiro e Departamento de Operações e Serviços do Escritório do Banco Mundial no Brasil. Com base nos resultados obtidos conclui-se que, independentemente da opinião e demanda do mercado, há uma convergência entre teóricos, profissionais do ensino e bancos de fomento acerca da necessidade de mudanças e agregação qualitativa na formação dos profissionais da área, sendo que neste livro se formaliza a universidade corporativa como uma das respostas a essa demanda qualitativa exigida pela sociedade contemporânea. Obra recomendada para coordenadores de cursos das áreas contábil, tributária e consultorias, bibliotecários e executivos da área de recursos humanos. Leitura complementar para os cursos de graduação e pós-graduação em Contabilidade, Recursos Humanos e Pedagogia.