Apresenta uma metodologia prática para elaboração do projeto de planejamento estratégico para organizações públicas, governos, empresas privadas, organizações não governamentais e outras instituições. As premissas, o conceito e a metodologia ou roteiro para projeto estão direcionados para revitalizar as atividades e serviços públicos ou os negócios privados existentes e também para criar um novo empreendimento, serviço ou produto. O planejamento estratégico da organização é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização. Esse processo está embasado essencialmente nos problemas ou desafios da organização. Também pode ser chamado de Plano de Negócio. É um relevante instrumento para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir com o sucesso e a inteligência das organizações. A obra descreve fases, subfases e produtos, detalhando de forma objetiva a visão moderna e a aplicação prática de um guia para planejamento estratégico das organizações, com exemplos vivenciados para facilitar a elaboração do projeto. A metodologia proposta especifica as fases: análises organizacionais; diretrizes organizacionais; estratégias organizacionais; e controles organizacionais e gestão do planejamento. Além dessas fases, também apresenta os conceitos e premissas de administração estratégica; pensamento estratégico; informação e conhecimento; funções organizacionais públicas ou privadas; alinhamento estratégico; empreendedorismo; liderança; inovação; gestão de projetos; inteligência organizacional; gestão pública ou privada; planejamento pessoal, familiar e profissional. Na segunda edição foi adicionado o Capítulo Implantação e Execução do Planejamento Estratégico Público ou Privado, pois essa atividade tem sido a mais desafiadora após a elaboração desse projeto, que se transforma em um processo organizacional contínuo.