Até hoje, a expressão "cinema africano" transmite uma imagem de filmes difíceis, com pretensões sociopolíticas, apresentados em emissoras culturais. Mas há tempos existem na região comédias, filmes policiais e dramas. A noção de cinema africano como um gênero próprio não contempla, portanto, a diversidade dos filmes produzidos, tão vasta quanto as diferenças culturais e políticas e a imensidão geográfica do continente. Neste novo lançamento da Editora Fap-Unifesp, os autores procuram sublinhar justamente a multiplicidade da produção cinematográfica africana, bem como dar relevo à importância do continente na história do cinema e na criação de películas contemporâneas. Um elemento, porém, aproxima os países da África: o legado do colonialismo, marcado pela criação de fronteiras arbitrárias e Estados artificiais. No cinema, mesmo após a emancipação, os antigos colonizadores continuaram a atuar como colaboradores nas filmagens pelo continente - quase sempre uma forma de afirmar uma identidade positiva que ignorasse os impactos socioeconômicos e culturais do colonialismo -, e os diretores africanos tiveram de conquistar seu espaço gradativamente. Esta coletânea - contribuição relevante à pouca bibliografia em português sobre a filmografia africana - aponta crises e conflitos dessa negociação identitária e indica que a descolonização das atividades fílmicas de criação e difusão é apenas um passo rumo ao verdadeiro grau de autonomia. É a descolonização do imaginário que se apresenta como fator essencial para o contínuo desenvolvimento da produção cinematográfica africana.