O livro apresenta e discute os resultados e as formulações teórico-práticas do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. O projeto traz aportes teóricos com dados de práticas com professores e alunos em escolas reais no seu dia a dia, sobre interdisciplinaridade, contextualização, autonomia do professor e da escola para elaboração de currículos locais, levando em conta e qualificando o lugar da escola em relação à diversidade cultural, regional, ambiental etc, como também novos modos de tratar as relações sociedade e ambiente. O projeto desenvolveu-se de forma inovadora em quatro frentes, a saber: formação continuada de professores em exercício; docência dos professores em suas respectivas escolas; elaboração de conhecimentos escolares relacionados à microbacia urbana; e educar para a participação com atividades de intervenções para solução de problemas socioambientais. Foram práticas do projeto envolver a comunidade escolar na elaboração de conhecimentos escolares relacionados aos problemas socioambientais da microbacia e quebrar a hegemonia da concepção de professor como aplicador de conhecimentos produzidos por outros. Como um dos resultados temos o impacto nas escolas e na qualidade profissional dos professores com o desenvolvimento de grupos de trabalho nas escolas e atividades escolares interdisciplinares e contextualizadas. Outro, foi a sistemática colaborativa entre academia e escolas públicas, rompendo com o papel da universidade como hegemônica na produção do conhecimento que estaria sendo transmitido na sala de aula da educação básica, inaugurando, dessa maneira, as possibilidades de produção por parte dos docentes e seus alunos de conhecimento escolarizado único e sistematizado. É fácil prever que essa tendência também dará vida a um determinado currículo, compreendido não somente como tópicos de conteúdos a serem ministrados, mas como um planejamento de ações e intenções a serem levadas coletivamente no seio escolar.