A fantasia do cinema que mexe com a imaginação das pessoas é a mesma que movimenta bilhões de dólares na economia global. Impulsionada pelo surgimento de novas tecnologias e pela globalização, a indústria cinematográfica apresenta particularidades e oportunidades que são analisadas na coleção Cinema no mundo: indústria, política e mercado, publicada pela Escrituras Editora. A coleção está dividida em cinco livros, que abordam as transformações política, econômica e mercadológica da indústria cinematográfica na África, América Latina, Ásia, Estados Unidos e Europa. Sua publicação foi possível graças a um prêmio recebido da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, o PAC, em 2006, e ao apoio da Sony Brasil, em seu primeiro projeto patrocinado por meio da Lei de Incentivo Fiscal. O quarto livro da coleção Cinema no mundo: indústria, política e mercado é dedicado aos Estados Unidos e discute o porquê de Hollywood ser global (Janet Wasko), a co-produção hollywoodiana (John McMurria), os direitos globais de Hollywood (Nitin Govil), a falsa oposição entre Hollywood e independentes investigada nos filmes de Steven Soderbergh (Drew A. Morton) e a produção cinematográfica latina nos Estados Unidos (Henry Puente). A organização da coleção é assinada por Alessandra Meleiro, PhD em Cinema e Políticas Culturais pela ECA-USP e pós-doutoranda pela Universidade de Londres. Segundo Alessandra, o objetivo dos livros é sistematizar e analisar políticas, modelos e estruturas atuais das indústrias cinematográficas. Ela destaca a importância da coleção como um guia para profissionais da indústria audiovisual e cinematográfica, estudantes de cinema e comunicação, gestores públicos da área audiovisual e cinematográfica, cinéfilos e interessados, em geral, no assunto. "É a primeira iniciativa acadêmica, em português, na área de estudos de cinema, que o aborda sob a perspectiva industrial e mercadológica, além de ter um olhar sobre as políticas para a área cinematográfica", afirma Meleiro. A idéia da coleção surgiu a partir de um pós-doutorado, intitulado "Dinâmica e Estrutura da Circulação Transnacional de Produtos Audiovisuais", desenvolvido pela organizadora na Universidade de Londres. "Como o estudo tem abrangência mundial, vi que apenas um livro não seria suficiente para cobrir os principais mercados, por isso a idealização de uma coleção que abrangesse África, Ásia, Europa, América Latina e Estados Unidos", explica Alessandra.