Deste lado do ringue, trajando as cores do design clássico, o atual campeão Logotipo, favorito de acadêmicos e profissionais veteranos. Do outro, pesando 12.300 resultados de busca no Google (e contando), o desafiador Logomarca, disposto a mostrar seu valor em um mercado cada vez mais acirrado. Decida quem beijará a lona após conferir esta seleção de textos assinados por especialistas em design, branding, publicidade e comunicação. Das distantes origens que mesclam influências da corte portuguesa, manifestações artísticas populares e escolas alemãs até o cenário cada vez mais globalizado das últimas duas décadas, poucas coisas no universo do design gráfico nacional são tão originais como a discussão Logotipo X Logomarca.Qual termo é o correto? Qual dos dois usar?Não há estudante, profissional ou educador que não tenha se deparado com esta questão em salas de aula, encontros de design ou pelas seções de cartas e comentários de publicações impressas e digitais. Comuns aos dois lados desta rinha temos violentos ataques e defesas apaixonadas. Não raro, especialmente no âmbito online, a discussão resvala para a briga de rua, com golpes baixos e agressões verbais, perde-se a razão e as estribeiras, impera-se o achismo.