Quando encar­na­dos, cus­ta­mos a enten­der a fun­ção reti­fi­ca­do­ra do sofri­men­to como pro­ces­so de aper­fei­çoa­men­to espi­ri­tual. Em ver­da­de, somos todos como dia­man­tes bru­tos que, atra­vés da lapi­da­ção, ire­mos nos trans­for­mar em bri­lhan­tes a irra­diar luz. Por isso, se o homem encar­na­do sou­bes­se da impor­tân­cia das vicis­si­tu­des e dos sofri­men­tos, embo­ra mui­tas vezes sob o guan­te de adver­sá­rios de vidas pre­té­ri­tas, for­ma­ria fila defron­te da ofi­ci­na do pur­ga­tó­rio ter­re­no, aguar­dan­do impa­cien­te a vez de ‘os mecâ­ni­cos ­diabólicos’ aten­de­rem-lhe os neces­sá­rios con­ser­tos espi­ri­tuais. Esta ver­da­de e mui­tos ­outros ensi­na­men­tos de supre­ma bele­za com­põem o enre­do de Semeando e Colhendo, em seus dezes­seis con­tos reen­car­na­cio­nis­tas, sabia­men­te trans­mi­ti­dos do Espaço pelo espí­ri­to Atanagildo, co-autor de Ramatís em ­outras obras espí­ri­tas de igual valor.