Embora a interdisciplinaridade seja um conceito, ela surge inexoravelmente ligada à prática -à prática de interfaces entre disciplinas. O avanço da discussão sobre a interdisciplinaridade nos últimos anos, entretanto, não veio acompanhado de um avanço na mesma proporção de práticas interdisciplinares. Em outras palavras, com freqüência, a interdisciplinaridade pára no discurso. Os motivos não são difíceis de encontrar. Dominar adequadamente os conceitos ligados à interdisciplinaridade exige dedicação e certas habilidades, mas sua prática exige o domínio desses conceitos, mas um número muito mais abrangente de conceitos e habilidades, particularmente envolvendo o estabelecimento de relações humanas positivas ou criativas ou construtivas -ou o nome que queiramos dar. A mudança de paradigma na maneira de estabelecer teias de relações pessoais é muito mais profunda que aquela envolvendo a aquisição de novos conceitos. Este livro, Práticas Interdisciplinares na Área da Saúde, o terceiro envolvendo um mesmo grupo de trabalho, relata o desenvolvimento de um modelo de atenção à saúde e de formação universitária com uma perspectiva interdisciplinar. O conteúdo do texto mostra, com a força de um caso concreto, a dificuldade de construir um novo modelo em funcionamento, bem como a riqueza que esse modelo pode proporcionar, particularmente em uma área tão importante na vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral, como a saúde.