Este livro é fruto de dois eventos: VI Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste sobre Formação Docente para a Educação Superior e Básica e do I Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Superior e Básica. Com o título Docência, Currículo e Avaliação: territórios referenciais para profissão docente”, estruturado em três partes entendidas como distintas e complementares, começa por refletir sobre a problemática da formação de professores sob a perspectiva de novos tempos, novos rumos. Na segunda parte discute as questões curriculares, os contrapontos à ideia de Base Nacional Curricular Comum, a tutoria universitária, o estágio curricular, entre outros. Na terceira parte o enfoque é na avaliação e com ênfase nas fragilidades ao enfrentamento de desafios, articula os diferentes níveis de avaliação reguladora. O elo unificador que superou a distância geográfica que separava os autores foi o compromisso assumido com a qualidade na formação iniciada e contínua de professores para a escola pública, a confiança dos pesquisadores com atores sociais e a concepção de formação docente fundamentada em uma visão crítica para o exercício profissional na educação superior e básica