O livro Jardim de Infância em Goiás: nas tramas do Processo Civilizador conta a história do jardim de infância desde o seu surgimento na Alemanha até chegar ao Brasil e ser criado em Goiás, num contexto em que se construía um projeto de uma nova civilidade, vinculado à ideia de modernidade, para a sociedade goiana. A obra propõe-se a analisar a relação entre a educação infantil e o processo civilizador diante da perspectiva de que o atendimento das crianças em jardim de infância no Brasil e em Goiás, desde a sua origem, foi destinado à atenção ampla para a criança no que diz respeito ao cuidado, educação e desenvolvimento físico, psicológico e social, em consonância com a necessidade da construção de uma sociedade moderna, bem como da constituição de uma civilidade pretendida historicamente. Nesse sentido, a autora pressupõe que a história do jardim de infância, contada nas tramas do processo civilizador, representa um esforço considerável de fortalecimento do estado e da formação de um novo conjunto de hábitos sociais, buscando imprimir uma nova configuração à educação e à sociedade rumo ao progresso e à modernidade.