A experiência que adquirimos no ensino da Neurologia em cursos de graduação de Medicina tem-nos revelado que há diversos obstáculos ao aprendizado de Clínica Neurológica. Um dos mais importantes decorre da falta de textos que integrem, de modo didático e sucinto, conhecimentos básicos aos necessários para a atuação prática. Por esta razão, estudantes ou médicos que desejem aprimorar seus conhecimentos nesta área precisam voltar a estudar noções básicas de neuroanatomia e de neurofisiologia, para compreender os métodos clínicos de diagnóstico. Como dispõem de tempo limitado para esta revisão durante o curso médico ou em meio a suas atividades, é freqüente que não a realizem e que adquiram conhecimentos fragmentados e insuficientes. Este livro tem o objetivo de introduzir o leitor à Neurologia, apresentando desde princípios fundamentais até aspectos clínicos e terapêuticos. Para tanto, sacrificou-se a extensão e a profundidade, sem comprometer, contudo, a exatidão. Na primeira parte, são apresentados os princípios fundamentais a propedêutica neurológica com o objetivo de estabelecer o vínculo entre os conhecimentos básicos e clínicos. Em relação à primeira edição, houve ampliação e desdobramento do capítulo sobre exames complementares, devido ao extraordinário avanço dos conhecimentos e das técnicas de neuroimagem que ocorreu na última década. A segunda parte dedica-se às principais síndromes ou a doenças prototípicas da Neurologia. Os principais progressos ocorridos desde a primeira edição foram incorporados, e foi introduzido um capítulo novo sobre biologia molecular em Neurologia Na terceira estão incluídos os temas mais relevantes de Neurologia Infantil e nesta parte pudemos contar com o apoio da professora Umbertina Conti Reed As ilustrações devem-se ao talento da equipe formada por Raul Cecílio Meneses Júnior, Rodrigo Gomes de Mello Moreira e Josué Moreira de Souza, a quem deixamos nossos agradecimentos que estendemos à equipe da Editora Atheneu e a que muitos nos ajudaram na fase final do trabalho.