[Esta obra discute] de maneira profunda e pertinente diversos elementos que tratam dos pensadores, da História, da formação de professores, das concepções de educação, da importância e transformações nos processos de pesquisa, dos desafios do contexto campesino e da organização urbana, das concepções de aprendizagem vinculadas ao corpo e à saúde, bem como do ensino-aprendizagem de temas específicos, como é o caso da estatística em Matemática. Todos estes temas, vale dizer, estão muito bem articulados com os percursos e os afazeres do curso de Pedagogia da Unijuí, desde suas origens e transformações até os dias atuais, o que faz de sua leitura, considerando a ordem em que estão organizados, uma viagem repleta de saberes, curiosidades e surpresas agradáveis. Assim, sua leitura pode ser recomendada não apenas para professores e pesquisadores do campo educacional, mas também para aqueles de outras áreas, como é o caso da História, da Filosofia, da Geografia, da Matemática, entre outras, e que se interessam em conhecer mais a fundo aspectos da inserção e dos impactos de uma universidade na elaboração e disseminação de saberes para o crescimento da cidade e da região em que se localiza.