Este livro trata de um estudo realizado por um grupo de pesquisa sobre o material didático que norteia o Programa de Formação Continuada de Professores Ler e Escrever como política pública de formação docente. O Programa foi implementado a partir de 2008, na Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Por esta razão optamos pela pesquisa de caráter documental, uma vez que caracteriza-se por focalizar minúcias do material, possibilitando o aprofundamento da análise. O livro foi organizado em quatro artigos que resultaram dos estudos realizados por quatro duplas de pesquisadoras. Por que optamos por definir os textos como artigos e não capítulos? Por considerarmos importante respeitar o estilo de elaboração textual de cada dupla.Assim, quatro duplas foram organizadas para ler e analisar o material didático do programa. O processo de elaboração, leitura, discussão e finalização dos artigos foi lento e cuidadoso. Muitas reuniões ocorreram, inclusive em período de férias para podermos dar conta de nossa tarefa.Aprendemos muito durante esta última fase do processo. Tivemos a humildade de ver nossos textos analisados e criticados por nossas colegas. Somente assim pudemos crescer e chegar ao resultado que esperávamos. Este é o trabalho que entregamos a um público leitor formado sobretudo por professores, colegas de trabalho; especialistas e idealistas que são, porque ajudam a construir uma escola melhor, uma sociedade mais digna.Vale dizer que sem o trabalho incessante, disciplinado e dedicado das pesquisadoras que se debruçaram sobre o material, analisando-o com ética e cientificidade, certamente não teríamos concluído o trabalho.